Área de Negócios – Grupo Massa

Páscoa 2022 pretende movimentar o comércio em lojas físicas

Na primeira páscoa com o comércio aberto sem restrições, a tendência é que as vendas aumentem e as pessoas retomem o costume de visitar as lojas físicas. Depois de dois anos com foco quase total no e-commerce, as empresas trazem novas estratégias, sem grandes alterações de preços, para conquistar o consumidor.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio do Distrito Federal, mostrou que o comércio espera por um aumento de vendas de 18% em relação ao ano passado, e que cerca de 42% dos lojistas estão esperançosos com vendas melhores do que o ano anterior.

Presentear na páscoa ainda é muito forte, 66% dos consumidores entrevistados pelo instituto se mostraram dispostos a dar presentes este ano, o que representa um aumento comparado a pesquisa de 2021. O foco nos ovos de páscoa continua, com 46,18% das intenções de compra, seguido de chocolates e trufas, com 37,75%, e cestas de café da manhã, com 16,7%. O ticket médio previsto é de R$ 149,16, um aumento de quase R$ 50 se comparado à previsão do ano passado.

Influência do online mesmo em lojas físicas

Em 2020 e 2021 os desafios da pandemia fizeram com que muitos empresários abrissem lojas online ou então melhorassem os serviços de delivery. O consumidor acostumou com essa comodidade, mas os números do comércio em geral mostram que as vendas em lojas físicas vem crescendo novamente. A mesma pesquisa do instituto mostra que a maioria dos consumidores pretendem comprar em lojas de shoppings (36,73%).  

Entretanto, a pesquisa de preços e opções tende a acontecer primeiro no digital. O consumidor buscará os pontos de venda mais decidido do quanto gastar e consultando as opções disponíveis. Um levantamento da Math Ads mostra que nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra, e cerca de 80% de usuários que têm smartphone, usam o telefone para decidir sobre a compra enquanto estão em uma loja física. 

Cada vez mais a narrativa crossmedia se mostra importante e essencial para as marcas e empresas. Dessa forma, o Grupo Massa dispõe de projetos 360º, que englobam estratégias nos meios on e off, para resultados melhores e soluções realmente eficazes para todos os clientes. Entre em contato e escolha a solução para a sua marca!