Copa América surpreende em audiência no SBT

Desde a estreia do Brasil na Copa América 2021, transmitida pelo SBT, a audiência da competição vem superando expectativas. Os dados mostram que o torcedor está realmente acompanhando os jogos do sofá de casa e aproveitando este momento de descontração com a família.

Apesar das discussões envolvendo a competição, os números mostram que isso não impediu o brasileiro de acompanhar os jogos e torcer para o Brasil. De acordo com dados do IBOPE, a transmissão do jogo entre Brasil e Peru, no dia 17/06, às 21h, teve a maior audiência em 16 anos, nas quintas-feiras, na faixa horária em questão. 

Pela televisão, foram mais de 24 milhões de brasileiros acompanhando o jogo, que alcançou o pico de audiência de 14,3 pontos. Já no digital, ainda durante o primeiro tempo, a transmissão ultrapassou os 100 mil espectadores simultâneos. Ainda de acordo com a pesquisa do IBOPE, os torcedores que estavam acompanhando eram, em sua maioria, homens acima de 35 anos.

Transmissão pelo SBT

A estreia da Copa América no SBT já havia mostrado o quanto a emissora está preparada e tem experiência para realizar grandes transmissões com qualidade. Vários elementos gráficos relembram as transmissões dos anos 90, inclusive o resgate do Amarelinho, mascote tradicional do SBT, usado desde a Copa do Mundo de 1990, que ganhou o público na conquista do tetra, em 1994.

O SBT já possuía os direitos de transmissão da Copa América mesmo antes da decisão de que o Brasil seria a sede de 2021. Assim que a competição iniciou, a emissora deu início a transmissão exclusiva pela TV aberta, e também no digital, por meio do site e do aplicativo SBTVídeos. 

A decisão de receber a Copa América no Brasil levantou discussões sobre a realização do evento, assim que anunciado. Porém, o cenário da pandemia no geral causou mudanças drásticas no comportamento dos torcedores. Os estádios e bares foram substituídos pela sala de estar, e a arquibancada deu lugar ao sofá, o que interfere diretamente sobre o consumo atrelado a esse tipo de evento.

A transmissão no SBT em si já traz diversas oportunidades comerciais, estas, que se tornaram ainda mais relevantes e significativas com o torneio acontecendo no Brasil. Muitos patrocinadores já enxergaram a importância e relevância dessa competição neste momento.