Está chegando a data do amor: saiba as tendências do varejo para o Dia dos Namorados

Confira dicas de como se preparar para essa data que surpreendeu o varejo em 2020

No dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. A data normalmente é muito especial para quem compartilha a vida com alguém, por isso, é comum a troca de presentes e uma comemoração especial.

Indo na contramão da maioria das datas comemorativas durante a pandemia, o Dia dos Namorados de 2020 surpreendeu o comércio, faturando 116% a mais do que em 2019, com um ticket médio de R$ 396,37, segundo a pesquisa Social Miner. Neste sentido, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um crescimento de 2,5% nas vendas em 2021, o que equivale a uma movimentação em torno de R$ 1,65 bilhão.

De acordo com uma pesquisa feita pela MindMiners, 64% dos entrevistados, que irão comemorar o Dia dos Namorados, pretendem comprar presentes. E os dados também mostram que 54% gostariam de receber um presente personalizado

E quando se fala em presentes, ainda de acordo com a pesquisa Social Miner, a categoria preferida dos consumidores em 2020 foi a de Moda e Acessórios, representando 21% das compras. Em seguida vem a categoria de Beleza, com 20%, que foi a preferida e mais procurada pelo público feminino a de Eletrônicos e Informática, com 16%, que foi a mais escolhida entre os homens.

Com a tendência de boas vendas nesta data especial, o varejo já está se preparando para oferecer diversas opções aos consumidores. O setor de Conteúdo Trade Massa 360º conversou com Daniela Leal, gerente de marketing do Shopping Ventura, para saber quais as tendências e os preparativos que os lojistas de shoppings centers estão fazendo para esta data. “Para 2021, a expectativa de crescimento é de 20% em relação ao ano anterior, no qual o comércio estava fechado. Estamos nos preparando utilizando ferramentas que tomaram grande importância com a pandemia, como Lives, Delivery, Take Away e Vitrine Virtual”, contou Daniela.

Ainda segundo Daniela, essa expectativa tem como base o movimento de outra data importante. “O Dia das Mães já nos deu um bom parâmetro para as movimentações deste ano. Os resultados não se comparam à período antes da pandemia, mas sentimos um crescimento relevante. Percebemos que o consumidor está mais cauteloso e se planejando para compra, utilizando as redes sociais e canais virtuais para pesquisar e decidir o presente”, diz a gerente de marketing. 

E o Shopping Ventura, acompanhando as tendências de consumo, está facilitando cada vez mais a vida dos seus clientes. “Esse ano, o consumidor será surpreendido com muito mais facilidades na compra, como frete grátis e pagamento via pix ou whatsapp”, finaliza Daniela.

3 dicas para conquistar o público no Dia dos Namorados

Seguindo as maiores tendências e acompanhando o comportamento do consumidor, separamos algumas dicas de como atrair clientes no Dia dos Namorados!

  1. Aposte em combos e kits

O cliente quer comodidade, portanto, que tal oferecer um presente pronto? Um kit com chocolates e ursinhos de pelúcia, ou uma cesta de café da manhã… Lembre que se trata de um momento especial e tente facilitar ainda mais a vida do seu cliente!

  1. Ofereça diferentes possibilidades de compra

Falando em facilitar, ofereça diferentes formas de pagamento e de compra. Por conta da pandemia, nem todos se sentem confortáveis indo a lojas físicas, portanto utilize seu site de e-commerce, suas redes sociais e aplicativos, próprios ou parceiros. Permita que seu cliente agende uma entrega para a data especial, ou que ele direcione um endereço diferente de entrega, para surpreender a pessoa amada… ofereça um diferencial entre a concorrência!

  1. Divulgue bastante!

Hoje existem diversas formas de divulgação, portanto, utilize todas que puder, para que seu nome seja lembrado na hora da escolha do presente! De acordo com a pesquisa de Airfluencers, em 2020 foram mais de 106,8 mil menções referente a data do Dia dos Namorados nas redes sociais. Utilize ao máximo suas redes sociais e também busque por parcerias para deixar a divulgação ainda mais completa.

O formato do Massa 360º permite que a sua marca usufrua do nosso alcance na televisão e rádio, mas também aproveite todas as possibilidades do digital. Projetos completos trazem mais oportunidades de vendas e divulgação. Temos a opção ideal para o seu negócio, entre em contato!