Delivery na pandemia: como se destacar em meio a tantas opções

Há um ano convivendo com a pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que fechar suas lojas físicas temporariamente, e algumas até de forma definitiva. O serviço de delivery, que antes era considerado um diferencial, hoje é essencial para quem quer continuar vendendo e crescendo durante este período. 

O consumidor hoje quer a segurança, a facilidade, a comodidade e o conforto. Os dados mostram que durante a pandemia, o serviço de delivery cresceu significativamente. De acordo com uma pesquisa da Mobills, uma startup de gestão de finanças pessoais, os gastos com delivery cresceram 149% em 2020. Neste caso, foram analisadas as despesas com os aplicativos de entrega: Rappi, iFood e Uber. 

Um outro estudo, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que a pandemia levou muitos empresários a implementar o serviço de delivery. Segundo os dados, antes da pandemia cerca de 54% dos empresários brasileiros usavam o delivery em seu negócio, número que agora subiu para 66%.

Outro dado interessante fala a respeito das empresas que não contam com uma estrutura para entrega, ou que não têm um motoboy particular. A mesma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que cerca de 75% dos negócios estão hoje nos aplicativos de entrega, sendo que antes da pandemia esse número era de 25%.

Delivery continua depois da pandemia?

Aparentemente o delivery veio para ficar. A solução, a princípio temporária, tende a permanecer mesmo após a pandemia. Um estudo nacional, encomendado pela VR Benefícios, mostrou que 81% dos estabelecimentos brasileiros, que adotaram essa modalidade de entrega durante a pandemia, pretendem manter o serviço de delivery.

Apesar de mais conhecidos, os aplicativos de entrega não são a única maneira de trabalhar com delivery. A pesquisa da VR Benefícios também apontou que a modalidade mais utilizada pelos comerciantes é a televenda, utilizada por 71%. Na sequência, vem o whatsapp  com 63%, o e-commerce próprio com 51%, as vendas online  com 42% e os aplicativos de entrega, utilizados por 39%.

Atendimento como chave para decisão de compra

Não é de hoje que sabemos que um bom atendimento é essencial para as vendas. As empresas que já contavam com um e-commerce, ou com vendas online por meio das redes sociais, já sabiam da importância de ter uma equipe de atendimento bem organizada, solicita e ágil. Agora essa necessidade se tornou ainda mais urgente e importante. 

Principalmente quando falamos em grupo de risco, estamos falando com um público mais conservador, que normalmente fazia suas compras de forma presencial. É importante que essas pessoas evitem sair de casa, em função da sua saúde, o que faz com que muitos migrem para o serviço de delivery. Neste momento, para a concretização da venda, é essencial que já no primeiro contato, a empresa passe confiança e credibilidade. 

Use as redes sociais como vitrine

O posicionamento de marca é extremamente importante para reforçar os valores, objetivos e diferenciais de cada empresa. Uma rede social bem estruturada, com frequência de posts e interativa é um grande diferencial para os clientes. Garantir que o consumidor encontre todas as informações essenciais também é de extrema importância. Deixe claro qual é o seu produto, quanto ele custa, qual o tempo de entrega e quais os seus cuidados com cada pedido. 

Divulgue muuito

Serviço de delivery estruturado, redes sociais estruturadas… o que falta? Comunicar o seu consumidor! Para isso, pergunte-se: quem é meu consumidor? Que tipo de conteúdo ele consome? Como chegar até ele?

Uma marca bem posicionada e de confiança é aquela que está presente no dia a dia dos seus clientes. Seja em um anúncio de TV, em um banner em portais, etc. É importante lembrar que neste momento, todos buscam por um espaço. As empresas precisam lucrar, pois querem sair da crise, então, como ser diferente em meio a isso? Como chamar atenção para a sua empresa?

As pessoas são bombardeadas diariamente com muitas informações, seja nas redes sociais, na televisão, no e-mail ou no rádio. Trabalhar com um veículo grande, que abrace todas essas possibilidades é o primeiro passo para o sucesso.

Pensando em ajudar nesse momento, o Grupo Massa traz um projeto pensado exclusivamente para o delivery, apresentando uma solução 360° na sua divulgação. Fale com um dos nossos consultores de negócios e confira as oportunidades pra sua empresa!